quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

coração humano

AULA 1 -4 ANO....APRENDENDO SOBRE TEMPO E CLIMA

Tempo é o estado da atmosfera num determinado momento, que pode ser interpretado sob as escalas convencionais que podem considerar a atmosfera como quente ou fria, úmida ou seca, calma ou tempestuosa, limpa ou nublada. A maior parte dos eventos meteorológicos ocorre na troposfera,a camada mais baixa da atmosfera terrestre. O tempo pode ser referir, geralmente, às mudanças cotidianas na temperatura e na precipitação. o clima é o termo empregado para se referir às condições atmosféricas médias ao longo de um período mais prolongado de tempo. Quando o termo é usado sem nenhuma qualificação, "tempo" é entendido como sendo o tempo da Terra.
,
CORAÇÃO DE GALINHA Aparelho circulatório das aves Semelhante ao dos mamíferos, a circulação é dupla e completa. O coração é formado por quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos, completamente separados, encerrados num pericárdio, formando duas circulações completamente independente. A aorta localiza-se no ventrículo esquerdo, cuja croça curva-se para a direita, e ao ramificar-se, fornece sangue arterial (rico em oxigênio) a todo organismo. O sangue venoso volta ao coração na aurícula direita, por três veias cavas, duas inferiores e uma superior. Há um sistema porta-hepático e outro renal. O sangue pode ir diretamente do intestino ao coração, sem passar pelo fígado, por intermédio da veia de Jacobson, anastomose existente entre a veia porta do intestino e cada rim. As aves de vôo curto possuem coração pequeno e nas de vôo longo o coração é muito desenvolvido, chegando à pulsações cardíacas de 120 por minuto.

Mapa de ciências 1 - 5 ano - conhecendo um coração.....


coração de boi ( DOADO PELO ALUNO VINÍCIUS - QUINTO ANO MASTER)
Sistema circulatório


O sistema circulatório humano. Em vermelho, o sangue arterial. Em azul, o sangue venoso.
O sistema circulatório é o sistema pelo qual são transportados nutrientes (como aminoácidos, eletrólitos e linfa), gases, hormônios, hemácias etc. para as células do organismo e também a partir delas, a fim de defender o corpo contra doenças, regular a temperatura corporal, estabilizar o pH e manter a homeostase. Faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo.
Este sistema pode ser visto, estritamente, como uma rede de distribuição do sangue,[1] mas alguns consideram que o sistema circulatório é composto pelo sistema cardiovascular, que transporta o sangue, e pelo sistema linfático, que distribui a linfa.[2] Enquanto humanos, assim como outros vertebrados, apresentam sistemas cardiovasculares fechados (o que significa que o sangue nunca deixa a rede de artérias, veias e capilares, em situações fisiológicas), alguns grupos de invertebrados têm um sistema cardiovascular aberto. No filo animal mais primitivo o sistema cardiovascular é ausente. O sistema linfático, por outro lado, é um sistema aberto.
Dois tipos de fluidos se movem através do sistema cardiovascular: sangue e linfa. O sangue, o coração e os vasos sanguíneos formam o sistema cardiovascular. A linfa, os linfonodos e os vasos linfáticos formam o sistema linfático. O sistema cardiovascular e o sistema linfático, coletivamente, dão origem ao sistema circulatório.


Coração humano
O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 109.440 a 110.880 vezes por dia, bombeando aproximadamente 5 l de sangue.[1]
Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas